393959616224301
top of page
DSC03013-Editar.jpg

       

 

     

     

   Tucum é uma palmeira comum da Amazônia, que se tornou um símbolo de amizade, pactos amorosos e das lutas por libertação. O fio de tucum é muito resistente e dificilmente consegue ser partido. Este é o símbolo da cultura popular brasileira escolhido para nomear este Bando de Criação.

Tukum é um trio interdisciplinar que transcende fronteiras entre música, teatro, dança e literatura, criando uma estética singular na cena da MPB contemporânea. O grupo nasceu de forma espontânea, quando Luísa Pitta (cantora, atriz, bailarina e coreógrafa), Flávio Pacato (cantor, ator e performer) e Luas Olivieri (artista da música, teatro e poesia) se conheceram trabalhando como artistas de um projeto itinerante de teatro que percorreu mais de 80 cidades brasileiras, apresentando-se em praças e espaços públicos.

 

As viagens constantes e a vida nômade inspiraram o primeiro álbum do grupo, "22 dias a Pé", com canções compostas em diferentes cidades do país. As composições do Tukum são poesias que abordam questões filosóficas, explorando reflexões profundas sobre a vida e as experiências humanas. Durante a pandemia, o grupo mergulhou nas "estradas de dentro", resultando no segundo álbum, "Estradas Dentro" (2023), produzido por Guilherme Kastrup (vencedor do Grammy Latino).

Em 6 anos de trabalho continuado, o Tukum gravou dois álbuns autorais, dois singles, doze videoclipes, foi aprovado em diversas curadorias especializadas, venceu concursos, ganhou prêmios, além de possuir 3 milhões de plays em uma de suas músicas no Spotify e uma média de 40 mil ouvintes mensais na mesma plataforma. A partir de muito trabalho, realizado de forma independente e autoral, o grupo vem formando, cada vez mais, uma base sólida de público e já realizou, apenas em 2024, quase 30 apresentações de seus shows.

   

     

PRETO.png
  • Black Spotify Icon
  • Black Apple Music Icon
  • Preto Ícone Deezer
bottom of page