

Tucum é uma palmeira comum da Amazônia, que se tornou um símbolo de amizade, pactos amorosos e das lutas por libertação. O fio de tucum é muito resistente e dificilmente consegue ser partido. Este é o símbolo da cultura popular brasileira escolhido para nomear este Bando de Criação.
O Tukum teve a cidade de Itanhaém como local de formação inicial, e a estrada como lugar de encontro e estímulo à criatividade. O grupo é formado pelo paranaense Flávio Cardoso e pelos cariocas Bruno Olivieri e Luísa Pitta. O primeiro é cantor, ator e performer; Bruno é músico, diretor artístico e escritor; Luísa é cantora, atriz, bailarina e coreógrafa; e os três são compositores. A estética do Tukum é resultante da combinação das múltiplas trajetórias de seus integrantes, o que imprime uma característica muito própria em suas criações. Os três se conheceram trabalhando em um projeto itinerante de teatro e a música os uniu neste projeto autoral. As viagens constantes e a vida nômade, inspiraram uma série de canções autorais, que se transformaram no primeiro álbum do grupo, intitulado “22 dias a pé”.
A gravação do primeiro CD do Tukum só foi possível em função do financiamento coletivo lançado pelo grupo, que mobilizou o apoio financeiro de mais de 150 pessoas. A segunda grande empreitada foi a gravação de oito videoclipes, realizados de forma independente. Um dos filmes, o videoclipe da música Nó, ganhou o prêmio de melhor videoclipe no Festival Nacional Pontapé Musical 2020 da Fetaerj-RJ pelo Juri Técnico e Voto Popular.
O grupo realizou o show de lançamento do álbum “22 dias a pé” em 2021, em formato online, através do edital Proac - SP. O espetáculo também integrou a programação da Virada SP e foi premiado pelo edital nacional Qualicult.
Em 2022, o Tukum lançou o single e videoclipe “Histórias de Seu Zé”. A canção, que ficou entre as 10 vencedoras do Festival Nacional da Canção de 2021 com uma versão acústica, ganhou uma gravação em estúdio produzida por Tony Oliveira. A produção do single é resultado do prêmio de primeiro lugar que o grupo conquistou, no Festival Lounge Fest, que contou com mais de 500 artistas inscritos. Quem coordena o Festival de música autoral e assina a produção do single é Tony Oliveira, produtor musical atuando há mais de 18 anos em Los Angeles, onde fundou o LA Lounge Studios.
Este ano, o grupo está lançando o seu segundo álbum: “Estradas Dentro”, contemplado pelo edital Proac, produzido por Guilherme Kastrup (Grammy Latino por "A Mulher do Fim do Mundo" de Elza Soares), e com feat da cantora Flaira ferro.
