393959616224301
top of page
DSC03013-Editar.jpg

       

 

     

     

   Tucum é uma palmeira comum da Amazônia, que se tornou um símbolo de amizade, pactos amorosos e das lutas por libertação. O fio de tucum é muito resistente e dificilmente consegue ser partido. Este é o símbolo da cultura popular brasileira escolhido para nomear este Bando de Criação.

O grupo, formado por três artistas interdisciplinares, se dedica a pesquisar um dos marcos da arte na contemporaneidade: o esmaecimento das fronteiras entre as diferentes expressões artísticas. O Bando é formado pelo paranaense Flávio Pacato e pelos cariocas Bruno Olivieri e Luísa Pitta. O primeiro é cantor, ator e performer; Bruno é músico, ator, diretor artístico e poeta; Luísa é cantora, atriz, bailarina e coreógrafa; e os três são compositores. A estética do Tukum é resultante da combinação das múltiplas trajetórias de seus integrantes, o que imprime uma característica muito própria em suas criações. Os três se conheceram trabalhando em um projeto itinerante de teatro que viajava por todo o Brasil, então começaram a compor juntos e quando perceberam: o grupo já tinha nascido. As viagens constantes e a vida nômade, inspiraram uma série de canções autorais, que se transformaram no primeiro álbum do grupo, intitulado “22 dias a pé”.​
 

   A gravação do primeiro CD do Tukum só foi possível em função do financiamento coletivo lançado pelo grupo, que mobilizou o apoio financeiro de mais de 150 pessoas. A segunda grande empreitada foi a gravação de oito videoclipes, realizados de forma independente. Um dos filmes, o videoclipe da música Nó, ganhou o prêmio de melhor videoclipe no Festival Nacional Pontapé Musical 2020 da Fetaerj-RJ pelo Juri Técnico e Voto Popular.​

      O grupo realizou o show de lançamento do álbum “22 dias a pé” em 2021, em formato online, através do edital Proac. O espetáculo também integrou a programação da Virada SP e foi premiado pelo edital nacional Qualicult. 
   

      Em 2022, o Tukum lançou o single e videoclipe “Histórias de Seu Zé”. A canção, que ficou entre as 10 vencedoras do Festival Nacional da Canção de 2021 com uma versão acústica, ganhou uma gravação em estúdio produzida por Tony Oliveira através do prêmio de primeiro lugar que o grupo conquistou no Festival Lounge Fest. Ainda em 2022, o grupo realizou Turnê com o show ’22 dias a pé’ com direção musical de Beto Lemos (integrante da companhia “A Barca dos Corações Partidos” e vencedor dos prêmios como diretor musical: Prêmio Shell e APTR).

     Em 2023, o Tukum lançou o seu segundo álbum: “Estradas Dentro”, produzido por Guilherme Kastrup (Grammy Latino por "A Mulher do Fim do Mundo" de Elza Soares). O grupo lançou também o videoclipe ASAS N’ ALMA, com feat da cantora Flaira Ferro e participação especial da atriz Aline Borges. No mesmo ano realizou a pré-estreia do Show Estradas Dentro (DVD) com a direção musical de Ricardo Prado e conquistou o prêmio de Melhor Intérprete na “Maratona da Música Firjan SESI 2023”. 

Este ano, o grupo completa cinco anos de existência e comemora com a circulação do ENCONTRO-SHOW-RITUAL-PERFORMANCE “ESTRADAS DENTRO”.

     

PRETO.png
  • Black Spotify Icon
  • Black Apple Music Icon
  • Preto Ícone Deezer
bottom of page